Tema: Ao consultar a memória do paladar, que encontros e desencontros você recupera? Redija um texto sobre a sua experiência de infância, levando em conta a associação entre comida e relações afetivas.
Bolo de chocolate
Sempre que vou comer um bolo de chocolate lembro o dia em que fiz o meu primeiro bolo, junto com minha avó. Em sua longa mesa de madeira cheia de cadeiras, no centro da cozinha, ela me ensinou todos os truques sobre aquele bolo delicioso.
O livro de receitas parecia um livro de mágicas para aquela pequena menina que mal enxergava o topo da mesa.
Muito feliz, de avental, e sob uma das cadeiras, aquela menina de quatro anos, ou melhor, eu mesma, há doze anos, quebrava ovos, brincava com a farinha, sujava toda a mesa com a ajuda da avó.
Na hora de colocar no forno, aprendi que sempre se da três batidinhas embaixo da forma. Mas nem pensar em chegar perto do forno.
Depois das batidinhas era hora de lamber as colheres e potes. Nesse momento, todos apareciam para roubar um pouco de massa crua.
A cobertura era tão divertida de fazer quanto o bolo. Uma cadeira perto do fogão, latas de leite condensado e muitas risadas.
Bolo quente e café na mesa, a família toda reunida comendo e conversando. Todas essas lembranças trazem um gostinho de nostalgia a cada pedaço de qualquer bolo de chocolate.