quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Redação 8

TEMA - O Brasil talvez seja o único país do mundo em que, se o livro não for recomendado por um professor, o pai, a mãe ou o padrinho não o compram para suas crianças. Ainda temos uma cultura ruim, em que os pais não hesitam em comprar um tênis de grife para o seu filho, de R$ 1 mil, mas chiam quando a professora manda comprar um livro de R$ 30,00. Eles dizem que "não gostam de gastar dinheiro com besteira." (Pedro Bandeira)

Tumblr_luywsh1qmz1qdskieo1_500_large

Leitura, um hábito que vem de casa

A geração que só sabe fazer trabalhos escolares no google e nem se quer sabe o que é uma enciclopédia vai gerar uma geração menos interessada na leitura, porque os hábitos literários começam, desde pequenos, em casa. As crianças que têm pais leitores e acesso a uma boa biblioteca são crianças mais interessadas e que tem uma nível de aprendizagem melhor.
Não devemos jogar toda a responsabilidade de cultivar o hábito da leitura para os pais. A escola também tem um importante papel nessa luta. Passeios a biblioteca da escola e uso de livros paradidáticos são formas eficazes e simples de incentivar a leitura.
Infelizmente alguns professores têm alunos cujos pais acham que comprar um livro é desperdício de dinheiro, mas quando têm que comprar um vídeo-game ou um tênis novo não hesitam em nenhum momento.
A tecnologia pode ser uma aliada no incentivo a leitura. Livros digitais são o futuro, mas não devemos nunca nos esquecer de nossos livros de papel.
Crianças que leem são mais interessadas e aprendem muito mais. Portanto todos os investimentos e incentivos das escolas, do governo e dos pais são necessários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário